Uma barba com falhas é um problema que afeta muitos homens. A maioria, não vê alternativa que não seja raspar os pelos por completo.
No entanto, existem soluções para as falhas. As mais conhecidas do momento são o minoxidil ou transplante de pelos. Porém, dependendo do grau de suas falhas, existem soluções mais fáceis.
Neste post, veremos 6 maneiras de lidar com o problema da barba com falhas.
Possíveis causas para uma barba com falhas
Antes de tudo, devemos entender que as falhas podem ter causas diferentes. Isso é fundamental para traçar uma estratégia e lidar com o problema.
As causas mais comuns são:
- Genética: os genes influenciam bastante na qualidade e distribuição dos nossos pelos. Se os homens da sua família possuem barbas ralas, talvez você tenha herdado essa característica. Nesse caso, é mais complicado lidar com a barba com falhas, mas ainda existem soluções.
- Hormônios: baixos níveis de testosterona podem influenciar na quantidade de pelos. Esse menor nível pode ser causado por diversos fatores, incluindo a genética. Por isso, nada de sair por aí querendo se aplicar testosterona, ou poderá ter problemas sérios. Nesse caso, consulte uma pessoa profissional.
- Má nutrição: uma dieta pobre em nutrientes essenciais pode prejudicar o crescimento dos pelos. Por isso, uma alimentação balanceada pode ajudar a melhorar uma barba com falhas.
- Cuidados inadequados: a falta de cuidados adequados com a barba, como a ausência de hidratação e a utilização de produtos inadequados, pode contribuir para a aparência de falhas.
3 formas fáceis de lidar com uma barba com falhas
Agora que sabemos o que pode estar por trás de uma barba com falhas, podemos buscar soluções.
1. Adote um estilo de barba adequado
Se você tem poucas falhas, ou elas estão em alguma região específica da barba, pode adotar um estilo adequado.
Por exemplo, se suas falhas estão na região das bochechas, pode adotar um dos diversos tipos de cavanhaques. Outro tipo que pode ficar legal, é uma barba com contornos mais baixos, próximos à linha da mandíbula.
Se suas falhas são em áreas mais baixas da barba, como queixo, você pode deixá-la crescer. Desse modo, os fios maiores podem cobrir essas falhas.
Em resumo, você pode adotar um estilo que lhe permita raspar as áreas com falhas. Ou então, veja se consegue cobrir as falhas com uma barba mais longa.
Se quiser entender um pouco mais, veja o post sobre estilos de barba. Lá eu falo com mais detalhes sobre esse assunto.
2. Mantenha a sua barba bem cuidada
Não cuidar da barba pode nos trazer diversos problemas, que podem provocar ou intensificar as falhas. Os principais deles são, acúmulo de sujeira e oleosidade, ressecamento, irritação e inflamação.
O acúmulo de sujeira pode tapar os folículos, impedindo ou dificultando o crescimento dos fios. O ressecamento pode causar descamação e irritação, prejudicando a saúde dos folículos capilares e resultando em falhas na barba. Por fim, inflamações podem causar a queda dos pelos.
Por isso, é fundamental que você tenha cuidados básicos com sua barba. Além de evitar diversos problemas, alguns produtos fornecem nutrientes para os fios. Assim, eles fortalecem sua barba, podendo evitar ou reduzir as falhas.
Lave sua barba com produtos específicos para evitar o acúmulo de sujeira. Isso pode ser feito diariamente, embora alguns homens não gostem.
Além disso, hidrate os fios todos os dias. A hidratação diária é fundamental para uma barba bonita e saudável.
3. Tenha uma alimentação balanceada
A nossa alimentação pode influenciar na saúde da nossa pele e pelos. Por isso, se alimentar bem pode ser uma forma de melhorar sua barba com falhas.
Quando falo em se alimentar de forma balanceada, não digo para cortar certos alimentos. A ideia é ter uma dieta equilibrada, que lhe forneça os nutrientes necessários.
Claro que, se você tiver algum problema com um determinado alimento, deve evitar o seu consumo.
Conheço pessoas que quando bebem leite, tendem a apresentar problemas de pele. No entanto, há quem o faça sem nenhum problema.
Por isso, é sempre uma boa ideia se consultar com uma pessoa da área de nutrição.
Nossa alimentação também pode influenciar nos níveis de hormônios. Lembra que a testosterona pode estar relacionada com nossa quantidade de pelos? Então, esse é mais um motivo para se alimentar direito.
3 formas avançadas de lidar com a barba com falhas
1. Usando minoxidil
O minoxidil surgiu para reduzir a pressão arterial. Isso é feito porque ele provoca a dilatação dos vasos sanguíneos.
No entanto, um efeito foi observado. As pessoas apresentaram crescimento de pelos. Então, o minoxidil começou a ser usado para estimular crescimento de cabelo e barba.
Se você não tiver uma genética muito ruim para ter barba, o minoxidil pode ser uma solução eficaz.
Eu sempre tive barba, mas não tinha muitos pelos nas bochechas. Com o uso do minoxidil, minha barba cresceu bastante em poucos meses. Hoje posso usar uma barba mais cheia sem problemas.
Apesar do minoxidil ter uma boa eficácia e ser indicado para tratar barbas com falhas, é preciso ter alguns cuidados.
Estamos falando de um medicamento que pode ter alguns efeitos colaterais. Por isso, pense em buscar uma pessoa profissional da dermatologia para te auxiliar. Além de garantir que você não tenha problemas, ela vai te avaliar para ver se realmente o minoxidil pode ser útil para o seu caso.
2. Fazendo terapia laser
Existem terapias laser que auxiliam no crescimento da barba. Isso é feito através da estimulação da circulação de sangue nas regiões de falhas, o que favorece o crescimento dos pelos.
3. Transplante capilar
O último recurso para quem busca lidar com a barba com falhas, é o transplante capilar. O procedimento consiste em transferir folículos capilares de uma área doadora (geralmente o couro cabeludo) para a área da barba que necessita de mais densidade.
Em diversos casos, uma única sessão é suficiente, mas pode ser necessário outras para tratar o problema.
Lembre-se que esse é um procedimento mais complexo. Por isso, se for fazer, busque um local que tenha competência.
Conclusão
Existem diversas formas de lidar com uma barba com falhas. Algumas são simples e podem resolver o problema de quem tem poucas falhas. No entanto, se o seu problema for maior, pode recorrer a soluções mais complexas. Dentre elas, a mais tranquila é o uso do minoxidil, que tem se mostrado muito eficaz. Há também a possibilidade da terapia laser, que estimula o crescimento dos fios. Por fim, existe a possibilidade do transplante capilar, uma técnica mais invasiva, porém eficaz para quem tem muitas falhas e uma genética ruim para ter barba.
Imagem da capa: Freepik
Deixe um comentário