Calistenia ou musculação: qual atividade é melhor?

Homem forte usando camiseta regata branca.

Quando se fala em treinos para ganhar força, construir músculos, a musculação é uma das primeiras coisas que se costuma pensar. No entanto, a calistenia vem ganhando destaque nos últimos anos. Nesse contexto, surge a pergunta: o que é melhor, calistenia ou musculação?

Existe uma disputa entre os adeptos de cada prática. Então, sempre vai ter alguém dizendo que uma ou outra é melhor. No entanto, essa disputa não faz nenhum sentido. Isso porque, cada prática tem suas vantagens e desvantagens.

No final, escolher entre calistenia ou musculação vai depender das suas necessidades. Então, o que é melhor para mim, pode não ser para você. Dito isso, vamos ver as vantagens e desvantagens de cada prática, e qual é melhor para você no momento.

Calistenia ou musculação: diferenças entre as práticas

Musculação

A musculação é um método de treino que usa pesos e equipamentos. Geralmente, você pratica em academias, onde encontra pesos livres e máquinas específicas.

O objetivo aqui é aumentar a força e massa muscular, além de melhorar a definição dos músculos.

Essa prática possui movimentos que trabalham grupos musculares. No entanto, ela é ótima para quem busca trabalhar um músculo isolado. Isso pode ser feito com o uso de certos equipamentos.

Após se adaptar com um certo peso, basta aumentar a carga para evoluir. Algo que é muito simples de fazer.

Quando se fala em musculação, muitos pensam em academia. Porém, é possível fazer isso em casa. Existem equipamentos complexos para isso, mas você pode usar também, alguns pesos simples.

Calistenia

Assim como na musculação, a calistenia busca aumentar força, massa e trabalhar a definição. No entanto, aqui também se trabalha a flexibilidade.

Diferente da musculação, na calistenia não costuma usar pesos. Isso porque, a base dessa prática é o uso do peso do próprio corpo.

Como o nosso peso é a base, progredir na calistenia é mais complicado que na musculação. Aqui não dá para simplesmente adicionar pesos. No entanto, é possível fazer movimentos mais complexos, que exigem mais força.

Por exemplo, se fazer flexão de braço ficar fácil, você pode partir para variações mais complexas, como a flexão arqueiro. Na calistenia existem diversas variações de movimentos, desde as bem fáceis, para iniciantes, até as mais difíceis.

Praticantes de calistenia mais avançados até podem usar pesos. Porém, isso é feito de forma diferente da musculação. A ideia não é levantar um peso, mas fazer o corpo pesar mais.

Por exemplo, é possível adicionar um colete pesado para fazer barra fixa. O peso não vai mudar a mecânica do movimento, ele serve apenas para deixar o corpo mais pesado.

Então, apesar de não ser comum, é possível usar pesos na calistenia. Porém, isso é feito por praticantes mais avançados.

Veja também: Calistenia: tudo o que você precisa saber antes de começar

Calistenia ou musculação, qual é melhor?

Lembro que há alguns anos, existia uma rivalidade entre as práticas. Na verdade, ainda existe em alguns grupos.

Mas afinal, o que é melhor, calistenia ou musculação? Uma ou outra pessoa vai dar uma resposta direta, muitas vezes sem embasamento. No entanto, a resposta correta é, depende.

Cada prática tem suas vantagens e desvantagens. Desse modo, cabe a você decidir o que é melhor para o seu caso. Vamos ver as principais vantagens e desvantagens de cada prática.

Musculação

Homem fazendo musculação em um equipamento.
Imagem: senivpetro no Freepik

Vantagens:

  • Foco em hipertrofia: ideal para quem quer aumentar a massa muscular de forma significativa.
  • Variedade de exercícios: permite trabalhar diferentes grupos musculares, com exercícios focados e isolados.
  • Progressão de força fácil: você pode aumentar o peso gradualmente, adaptando o treino ao seu nível.
  • Controle da intensidade: com máquinas e pesos, é possível ajustar a carga com precisão.

Desvantagens:

  • Necessidade de equipamentos: requer academia ou investimento em aparelhos e pesos.
  • Custo: costuma ser mais caro, principalmente se você for pagar mensalidade de academia.
  • Risco de lesão: sem a técnica correta, o uso de pesos elevados pode aumentar o risco de lesões.

Calistenia

Homem praticando calistenia em uma praça. Ele está fazendo a posição chamada "bandeira humana".
Imagem: wirestock no Freepik

Vantagens:

  • Acessibilidade: não precisa de equipamentos para começar. Você pode praticar em diversos lugares, como sua casa ou uma praça. Existem locais públicos com estruturas para praticar calistenia, como barras fixas e paralelas, argolas, entre outras.
  • Mobilidade e Flexibilidade: trabalha a força funcional, melhorando o controle do corpo e a flexibilidade.
  • Custo: é uma opção econômica, já que não requer academias ou máquinas.
  • Menos risco de lesão: como usa o peso do corpo, é mais difícil sobrecarregar os músculos e articulações.

Desvantagens:

  • Dificuldade em progressão de força: evoluir na calistenia é mais complexo que na musculação.
  • Limitações na hipertrofia: a calistenia aumenta a força e massa. No entanto, quando falamos em aumentar massa, ela não é tão eficaz como a musculação.
  • Foco em movimentos compostos: é mais difícil isolar grupos musculares específicos para treinos direcionados.

Como escolher entre calistenia ou musculação

Ficou claro que cada prática tem suas vantagens e desvantagens. Então, não existe essa ideia de que uma é melhor que a outra no geral. Podemos dizer que uma pode ser melhor para você.

Para escolher entre calistenia ou musculação, você tem de pensar nos seus objetivos. Além disso, é preciso considerar a sua rotina.

Se você quer ganhar muita massa muscular e força, a musculação é ideal. No entanto, se você não busca ganhar tanta massa, mas quer força, flexibilidade e praticidade, a calistenia é uma ótima opção.

Eu não busco ganhar tanto músculo, quero mais definição, força e flexibilidade. Além disso, não ando com muito tempo para ir à academia. Então, a calistenia foi a minha escolha.

Por fim, é possível mesclar as duas práticas, uma coisa que muitas pessoas parecem não entender ainda. Você pode fazer calistenia e musculação sem problemas.

Conclusão

Não existe uma prática melhor que a outra, de modo geral, mas sim, uma melhor para os seus objetivos. Ao escolher entre calistenia ou musculação, você deve pensar no que busca para si. Cada prática tem suas vantagens e desvantagens. Ao avaliar suas necessidades e rotina, fica fácil decidir o que é melhor para você. Por fim, é possível praticar as duas coisas, de forma complementar.

Imagem da capa: Freepik.




Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *