Talvez você não tenha certeza sobre o que é calistenia, mas certamente já viu alguém praticando por aí. Pode ser até que você tenha praticado sem saber.
Em muitas cidades, existem estruturas montadas em praças onde as pessoas se exercitam. Provavelmente você já viu alguém fazendo as chamadas barras, ou você mesmo já fez ou faz. Esse é um exercício da calistenia.
Essa prática vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo. Muitas pessoas mencionam os diversos benefícios da calistenia. No entanto, será que realmente vale a pena gastar seu precioso tempo com isso? Será que não é melhor ir para uma acadêmia fazer musculação?
Neste post, vamos desvendar o que é calistenia e ver se vale a pena se tornar um adepto.
O que é calistenia
O termo vem do grego kallos, que significa beleza, e sthenos, que significa força.
A prática consiste em exercícios que visam nos dar força e aumentar nossa massa muscular. No entanto, tudo isso é feito usando o peso do próprio corpo.
Apesar do peso corporal ser o foco, praticantes avançados podem usar pesos. Porém, os pesos são usados de forma diferente da musculação. A ideia aqui é fazer o corpo pesar mais, sem alterar os movimentos.
Além do ganho de força e massa, a calistenia proporciona equilíbrio, flexibilidade e consciência corporal.
Calistenia x Musculação
Muitas pessoas ainda rivalizam calistenia e musculação, mas isso não faz sentido. Isso porque, cada prática tem suas vantagens e desvantagens.
Por exemplo, o uso de aparelhos na musculação permite isolar um músculo e trabalhar bem ele. Por outro lado, os movimentos da calistenia trabalham grupos musculares, ainda que haja um foco em um músculo específico. Isolar um músculo tem suas vantagens, mas trabalhar grupos musculares também.
Se você quer ficar “monstrão”, a musculação é ideal. No entanto, se você não quer ganhar tanta massa, mas quer força, definição e flexibilidade, a calistenia é uma excelente opção.
No final, o que importa é o que você busca. Você precisa pensar em quais resultados quer ter.
Vale ressaltar também, que você pode fazer calistenia e musculação. Essas práticas podem se complementar perfeitamente.
Exemplos de exercícios de calistenia
Muitos exercícios podem ser feitos sem nenhum equipamento. No entanto, há os que são feitos com o auxílio de barras (fixa ou paralela), argolas, entre outros.
Alguns exemplos de exercícios são:
- Agachamento
- Afundo
- Abdominal
- Prancha
- Flexão de braço
- Barras
- Muscle Up
- Parada de mão
- Front-lever
Vantagens da calistenia
Nenhum equipamento necessário
Essa é uma prática que você pode começar assim que acabar de ler esse texto. Afinal, você pode fazer diversos exercícios de calistenia sem equipamentos.
Na sua casa, você pode fazer diversas variações de agachamentos ou flexões de braço. Há exercícios que podem ser feitos com o auxílio de um móvel, como uma cadeira ou sofá.
Se quiser começar agora, você só vai precisar de um espaço na sua casa. E se não tiver um lugar bom aí, treina na rua. Em diversas cidades há locais com estrutura para treinar calistenia, geralmente em praças.
Economia
Você não vai precisar de equipamentos para começar, nem vai pagar por uma mensalidade de academia. Então, não terá nenhum gasto.
Facilidade para encaixar na rotina
Por ser uma prática que pode ser realizada em casa, é fácil se organizar para treinar ao longo da semana.
Ainda que você não esteja com muito tempo sobrando, é possível treinar e manter a consistência.
Benefícios da calistenia
Essa é uma prática que vem ganhando muitos adeptos no mundo, e existem ótimos motivos para isso.
Eu, inclusive, me tornei um adepto há pouco mais de um ano, e vou te dar alguns motivos para aderir a essa prática.
Aumento de força
A calistenia envolve movimentos que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo. Isso proporciona um excelente ganho de força.
Diversos exercícios imitam movimentos naturais. Desse modo, essa prática é ótima para nos dar força para atividades diárias e práticas esportivas.
Maior mobilidade e flexibilidade
A calistenia exige uma amplitude total de movimento durante os exercícios. Isso contribui para o aprimoramento da flexibilidade e da mobilidade.
Com a prática consistente, esse tipo de treinamento pode diminuir o risco de lesões e promover uma melhora na saúde geral.
Construção de massa muscular
Ao trabalhar diversos grupos musculares de forma simultânea, a prática proporciona um físico mais tonificado e definido. Com uma boa rotina de treino, é possível construir massa muscular e melhorar a composição corporal.
Como começar na calistenia
Começar a praticar calistenia não requer muito. Como disse, você não vai nem precisar de equipamentos. Basta um espaço legal, e pronto.
No entanto, existem algumas coisas importantes que devemos considerar.
Comece devagar
Quando estamos começando a fazer algo, é comum que fiquemos empolgados. Então, podemos querer treinar demais, ou fazer coisas mais avançadas.
No entanto, o segredo é ter calma. Caso contrário, podemos nos lesionar ou ficarmos frustrados. Essas duas coisas podem nos fazer abandonar a atividade.
Começar devagar é fundamental para um bom treino. Afinal, nosso corpo ainda não está acostumado com aquela atividade.
Adapte os treinos conforme o seu nível
Na musculação, se você não consegue levantar um determinado peso, basta reduzir a carga. Na calistenia, usamos o peso do corpo, e as coisas são um pouco diferentes.
Há quem mal consiga executar uma flexão de braço. Nesse momento, você poderia ficar decepcionado, e então, desistir. No entanto, é possível adaptar o movimento para o seu nível de força.
Se não consegue fazer uma flexão de braço, pode optar por variações mais fáceis. Por exemplo, a flexão apoiando os joelhos ou uma flexão inclinada, com as mãos apoiadas em uma superfície que esteja mais alta que os seus pés.
Existem diversas variações de movimentos, tanto para iniciantes quanto para quem é avançado. Então, tenha isso em mente quando começar a praticar calistenia.
Com o tempo, você vai evoluir, e a flexão que era difícil, se torna fácil. Então, você pode avançar para variações mais complexas, que exigem mais força.
Tenha consistência
A consistência é fundamental em diversas atividades. Se você quer ter bons resultados, precisa treinar com frequência. Pelo menos três vezes na semana.
Além de te fazer ter melhores resultados, treinar com frequência fará o seu corpo se acostumar com aquilo. Ou seja, você acaba desenvolvendo um hábito, e treinar se torna mais prazeroso.
Veja também:
Bons hábitos: um guia para adotá-los na sua vida
7 hábitos saudáveis que vão deixar sua vida melhor
Movimentos básicos para começar na calistenia
Existem alguns movimentos básicos que todo iniciante em calistenia precisa fazer. Isso porque, além de serem ótimos exercícios, eles são a base para movimentos mais avançados.
Agachamento
Esse é bem fácil de fazer, basta posicionar os pés alinhados com os ombros, e agachar. Você vai ver por aí que existe uma forma perfeita de executar esse movimento, mas não se foque nisso agora.
Agachar é simples, e provavelmente você faz isso várias vezes ao dia. Apesar de simples, é um movimento eficaz.
Flexão de braço
Outro movimento eficaz, que trabalha diversos músculos. Além disso, ele serve de base para movimentos mais complexos.
Executar a flexão de braço pode ser difícil para algumas pessoas iniciantes. No entanto, é possível adaptar o movimento, para que ele fique mais fácil. Por exemplo, você pode fazer uma flexão inclinada, apoiando as mãos em uma superfície alta.
Barra australiana
Se você não consegue fazer movimentos na barra fixa, pode fazer a barra australiana.
Também chamado de remada australiana, esse é um movimento excelente. Além de fortalecer alguns músculos, ele serve de base para diversos outros executados na barra fixa.
Conclusão
A calistenia é uma atividade muito eficaz para quem busca ganhar força, flexibilidade e aumentar a massa muscular. Dentre diversas vantagens dessa prática, está a facilidade de incluí-la na rotina. Ao trazer diversos benefícios, além de ser uma atividade que não requer gastos, a calistenia se torna uma excelente opção de treino.
Imagem da capa: Freepik
Deixe um comentário