Coceira na barba: causas e como prevenir

Zoom em um queixo barbudo com uma mão coçando a barba.

A coceira na barba é um problema comum. Ela costuma ser mais intensa no início do crescimento dos fios. Por isso, é um obstáculo para quem quer deixar a barba crescer. O incômodo pode ser tanto, que faz muitos homens desistirem da barba grande.

Apesar de comum, em muitos casos a coceira na barba pode ser resolvida de forma fácil. Basicamente, é preciso ter uma rotina de cuidados com a barba. Algo que muitos homens ainda não fazem.

Não tem jeito, se você quer fugir da coceira, precisa tomar alguns cuidados básicos.

Causas da coceira na barba

Crescimento dos pelos

Apesar da coceira poder permanecer em quem tem barba grande, ela é mais comum quando os fios estão começando a crescer. Isso ocorre devido a própria característica dos fios.

Diferente do nosso cabelo, os fios da barba são mais grossos e mais ondulados. Quando estão crescendo, é comum que eles atritem com a pele. Isso gera coceira.

Limpeza inadequada

Nossa barba pode acumular muitos resíduos durante o dia. Por exemplo, restos de alimento, poeira, poluição.

Esses resíduos podem obstruir os poros, causando inflamação e coceira. Além disso, eles podem facilitar a proliferação de bactérias e fungos, piorando o problema.

Por isso, devemos lavar a barba sempre. Com os produtos adequados, isso pode ser feito diariamente.

Pele ressecada

Quando a pele do nosso rosto fica seca, ela pode descamar. Isso pode gerar diversos problemas, incluindo coceira.

Uso de produtos inadequados

Quando comecei a cultivar minha barba, não sabia que deveria ter cuidados específicos com ela. Então, usava qualquer produto nos fios.

Por exemplo, sempre lavava a barba com shampoo para cabelo, ou um sabonete qualquer. O problema, é que esses produtos não são adequados.

Shampoos para cabelo podem deixar a barba e pele ressecadas. Como vimos, isso pode provocar coceira. Além disso, esses produtos podem arruinar a aparência da sua barba.

Problemas de pele

Geralmente, a coceira na barba ocorre por motivos simples. No entanto, ela pode ser provocado por algo mais sério. Por exemplo, foliculite ou dermatite.

Então, dependendo do seu caso, é fundamental uma consulta com dermatologista.

Como acabar com a coceira na barba

Homem barbudo se olhando no espelho.
Imagem: Freepik

Como vimos, a coceira na barba pode ser causada por diversos fatores. No entanto, é possível driblar vários desses problemas.

Para prevenir o problema, você deve seguir alguns passos básicos:

  1. Lave sua barba: use um shampoo específico para remover sujeira e células mortas, sem agredir a pele do rosto.
  2. Hidrate sua barba: assim, você mantém a umidade e nutre os pelos, evitando a secura e a coceira. Hidratar a barba traz diversos benefícios. Por isso, faça esse procedimento diariamente.
  3. Esfolie a pele do rosto: faça isso uma ou duas vezes por semana. Dessa forma, você previne a obstrução dos folículos e reduz as chances de irritação e coceira.
  4. Apare os fios regularmente: por fim, apare a barba regularmente para evitar pontas duplas que podem atritar na pele e causar coceira.

Produtos fundamentais para cuidar da barba e prevenir a coceira

Um dos motivos da coceira na barba é o uso de produtos inadequados. Por isso, você deve sempre usar produtos específicos na sua barba.

Além disso, os produtos apropriados trazem diversos benefícios. Tudo isso resulta em uma barba bonita, saudável e sem coceira.

Alguns produtos fundamentais para a sua barba são:

Shampoo para barba

A base de qualquer rotina de cuidados com a barba é, sem dúvida, a limpeza. Por isso, um shampoo específico para barba se torna essencial.

Muitos desses shampoos são formulados para limpar os fios sem agredir a pele. Além disso, muitos fornecem uma hidratação e nutrição leve.

Desse modo, com um bom shampoo para barba, você pode realizar a limpeza diariamente. Afinal, ele não vai ressecar sua pele e só te trará benefícios.

Shampoo para barba Sobre Barba Lemon Drop. Um ótimo produto para limpar e evitar a coceira na barba.

Shampoo Sobre Barba Lemon Drop

Shampoo para barba QOD Black Whisky.

Shampoo QOD Black Whisky

Shampoo para barba Bozzano.

Shampoo Bozzano Barba e Cabelo


Balm para barba

A pele ressecada é um dos culpados pela coceira. Para contornar isso, a hidratação é fundamental.

Uma das opções para hidratar a barba, é o balm. Ele oferece uma boa hidratação, além de ajudar a modelar a barba. Além disso, ele cria uma camada protetora que dificulta a perda de umidade.

Existem diversos motivos para você usar balm todos os dias.

Balm Sobre Barba Light My Fire

Balm Sobre Barba Light My Fire

Balm Don Alcides Barba Negra.

Balm Don Alcides Barba Negra

Balm Bozzano.

Balm Bozzano Barba e Bigode


Esfoliante para barba ou rosto

O esfoliante desempenha um papel importante na prevenção da coceira. Usado uma ou duas vezes por semana, ele remove as células mortas da pele, desobstruindo os poros e prevenindo a coceira.

Esfoliante Sobre Barba Light My Fire

Esfoliante para rosto Sobre Barba Light My Fire

Esfoliante Neutrogena Purified Skin

Esfoliante para rosto Neutrogena Purified Skin


Aparador para barba

Por fim, um aparador de barba é essencial para manter os pelos em um comprimento ideal e para aparar áreas problemáticas.

Aparar regularmente ajuda a prevenir pontas duplas, que podem causar coceira.

Além disso, um aparador de qualidade permite que você mantenha a forma e o estilo da sua barba de maneira precisa, sem comprometer a saúde dos pelos.

Aparador de barba Philips BT3206/14

Aparador de barba Philips BT3206/14


Conclusão

A coceira na barba pode ser resolvida, em muitos casos, com ações simples. A base de tudo são os cuidados básicos com a barba. Lavar, hidratar e aparar os pelos é fundamental para reduzir e até eliminar o problema. No entanto, a coceira pode ser causada por algo mais sério. Nesse caso, você deve fazer uma consulta com dermatologista.

Imagem da capa: pvproductions no Freepik


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *