Uma boa aparência é fundamental para as nossas vidas, seja para conquistar alguém ou transmitir respeito e profissionalismo. Por isso, fala-se muito em como ter um glow up masculino atualmente. Um termo que se refere a melhorar sua aparência.
O legal é que isso pode ser feito com passos simples. Por exemplo, cuidando da pele, criando um corte de cabelo mais adequado, entre outras coisas.
Além do óbvio, existem coisas indiretas que podem afetar nossa aparência. Isso porque, nosso corpo é uma máquina complexa. E quando as coisas não vão bem, nossa aparência pode ser comprometida.
Neste post, vamos ver 4 coisas que podem destruir sua aparência, e você pode não estar dando a devida atenção.
Usar produtos de beleza inadequados
Isso pode até ser óbvio para algumas pessoas, mas já escutei por aí que “o óbvio deve ser dito”. Afinal, nem todo mundo tem certos conhecimentos. Especialmente homens jovens.
Eu já fui um jovem, que achava que poderia usar qualquer sabonete no rosto. Para a minha sorte, nunca sofri muito com espinhas. No entanto, sofria com excesso de oleosidade.
Certo dia, descobri que deveria usar sabonete para o rosto. Não só isso, ele deveria ser para pele oleosa. Desde então, minha aparência melhorou bastante. Hoje, tenho uma rotina de skincare básica, que melhorou ainda mais as coisas.
Muitos homens ainda cometem o erro de usar produtos inadequados, seja para a pele ou cabelo. Alguns por falta de conhecimento, outros, por teimosia. Porém, não tem jeito, se quiser melhorar sua aparência, precisa se importar com isso.
Dormir pouco ou mal
Uma boa noite de sono é fundamental para a nossa saúde física e mental. Por isso é tão importante dormirmos, em média, 8h por noite. Veja que falei média, pois isso varia entre as pessoas. Há quem fique bem com 7h de sono, como é o meu caso. No entanto, algumas pessoas precisam de até 9 horas.
Existe um termo que é “o sono da beleza”, e ele faz muito sentido. Isso porque, durante o sono, nosso corpo realiza processos importantes para a nossa aparência.
Por exemplo, a falta de sono pode causar uma desregulação hormonal. Isso pode ocasionar problemas de pele e até no cabelo.
Além disso, se dormimos pouco ficamos com uma aparência cansada. Surgem as famosas olheiras, e nossa pele fica estranha.
Então, se você quer manter uma boa aparência, precisa dormir bem. Se isso não for simples para você, existem alguns passos que podem te fazer ter uma boa noite de sono. Por exemplo, evitar cafeína em determinados horários ou fazer exercícios físicos.
O ideal é dormir e acordar em horários fixos. Assim, nosso corpo se acostuma e criamos um hábito. Apesar de costumar ser difícil, criar bons hábitos pode se tornar um processo menos complicado.
Não tomar água o suficiente
Manter o corpo devidamente hidratado é um dos bons hábitos universais. É algo que todo mundo deve fazer para ter uma boa saúde.
Boa parte do nosso corpo é composto por água. Além disso, diversos processos fisiológicos dependem dela para funcionar.
A falta de água pode nos trazer diversos problemas, que se estendem para a nossa aparência. Por exemplo, a desidratação deixa a aparência da nossa pele bem ruim.
Quando se fala em manter a pele hidratada, muitos pensam apenas em produtos hidratantes. No entanto, não adianta muito usar um produto de beleza se você bebe pouca água.
Não ter uma alimentação balanceada
Quando se fala em alimentação balanceada, muitos homens pensam apenas em calorias. A preocupação seria apenas evitar ganhar peso, ou buscar emagrecer.
Uma alimentação balanceada é uma base excelente para quem busca emagrecer. No entanto, ela vai muito além. A ideia é fornecer os nutrientes necessários para o corpo se manter saudável.
A falta de vitaminas pode nos trazer problemas de saúde. Por exemplo, se deixamos de ingerir vitamina C, podemos desenvolver escorbuto.
Diversos nutrientes são essenciais para o nosso corpo. Alguns estão relacionados direta ou indiretamente com a nossa aparência.
Por isso, uma alimentação desbalanceada pode nos trazer problemas na pele, como oleosidade e acne. Nosso cabelo e barba podem sofrer com isso também.
Então, se você quer manter uma boa aparência, precisa se preocupar com o que come. Mas calma, a ideia é comer de forma equilibrada, você não precisa cortar certos alimentos como dizem por aí. Exceto se você tiver algum problema de saúde com algum alimento.
A minha indicação é sempre consultar uma pessoa da área de nutrição. Ela vai ver suas necessidades e contexto para orientar.
Conclusão
Cuidar da aparência vai além de usar produtos de beleza, se vestir bem ou cuidar do cabelo. Hábitos simples e fundamentais, como dormir bem, se hidratar adequadamente, usar os produtos certos e manter uma alimentação balanceada, desempenham um papel crucial na forma como nos apresentamos. Quando deixamos esses aspectos de lado, nossa pele, cabelo e até mesmo nossa energia podem ser afetados.
Então, se você deseja conquistar não apenas a sua própria autoestima, mas também a admiração dos outros, comece a prestar atenção nesses detalhes. Invista tempo em si e priorize essas práticas no seu dia a dia. Afinal, uma boa aparência reflete não só cuidados pessoais, mas também uma vida saudável e equilibrada.
Imagem da capa: cookie_studio no Freepik
Deixe um comentário