Como escolher perfumes? Encontre a fragrância perfeita

Quatro frascos de perfumes sobre uma mesa em uma loja.

Escolher perfumes parece algo simples. Muitas pessoas escolhem uma fragrância agradável, e pronto. No entanto, existem outros fatores que devemos considerar.

A fragrância é o fator mais importante de um perfume, mas não é o único. É preciso considerar também o tipo e intensidade da fragrância.

Considerar esses fatores é fundamental se queremos causar boa impressão. Isso porque, eles ditam quais são as melhores ocasiões para se usar uma fragrância.

Desse modo, se não considerarmos isso, podemos cometer erros. No melhor dos casos, a fragrância passará despercebida. No pior, ela será um inconveniente. Certamente você não quer que isso aconteça.

Além disso, um bom perfume deve ser compatível com nossa personalidade. Então, ainda que o cheiro seja bom, talvez ele não seja o melhor para você.

Escolher bons perfumes não é tão simples, mas também não é difícil. Neste post, vamos ver algumas dicas essenciais para não errar na hora da escolha.

5 dicas para te ajudar a escolher os perfumes perfeitos

Teste o perfume

Isso parece óbvio, mas muitas pessoas não fazem. Outras, apenas sentem o cheiro do perfume em uma fita olfativa.

O ideal é experimentar a fragrância na sua pele. Isso porque, cada pele é diferente, o que faz os perfumes se comportarem de formas distintas.

Por exemplo, aquela fragrância que ficou ótima em uma pessoa, pode não ficar tão boa em você. Além do cheiro poder ser diferente, tem a questão da durabilidade. Um perfume pode durar muito em uma pele, mas não em outra.

Por isso, se você puder, teste o perfume antes de comprá-lo. Aplique ele na sua pele, e vá dar uma volta. Veja como a fragrância evolui e o quanto ela dura. Após isso, você poderá comprar sem riscos.

Conheça as notas do perfume

Frasco do Acqua Di Gio Parfum.
Imagem: Matthew Hamilton no Unsplash

Perfumes costumam apresentar uma variedade de notas. Elas compõem o que chamamos de pirâmide olfativa.

Nessa pirâmide, as notas são divididas em três categorias:

  • Notas de saída ou topo: são as primeiras que você sente ao aplicar o perfume. Geralmente, são leves e evaporam rapidamente.
  • Notas de coração ou corpo: surgem após as notas de saída evaporarem. Representam o corpo do perfume e duram várias horas.
  • Notas de fundo: são as que permanecem por mais tempo na pele, dando a identidade duradoura ao perfume.

Através dessas informações, temos uma noção de como é a fragrância e como ela vai se comportar. Por isso, elas são para quem costuma comprar pela internet.

O ideal é sempre testar o perfume na pele, mas nem sempre isso é possível. Então, conhecer as notas que compõem a fragrância é de grande ajuda.

Considere o clima e a estação do ano

Existem fragrâncias mais adequadas para o calor ou frio. Por exemplo, as cítricas são ótimas para dias quentes. Já as amadeiradas intensas, combinam com dias frios.

Considerar isso é fundamental, já que uma fragrância inadequada para determinado clima pode incomodar as pessoas.

Imagine que você trabalha em um ambiente quente. De repente, chega uma pessoa usando um perfume amadeirado intenso. O cheiro dele vai te incomodar. Por outro lado, se ele usar uma fragrância leve e fresca, causará uma boa impressão.

Escolher perfumes certos para diferentes climas e estações não é difícil. Isso pode ser feito analisando as notas da fragrância. 

Toda a variedade de notas na perfumaria pode ser classificadas em quentes ou frescas. Isso parte do senso comum. Então, não é algo complicado.

Por exemplo, notas cítricas, aquáticas, frutadas, são consideradas frescas. Não é difícil chegar a essa conclusão. Afinal, são coisas que combinam com o calor.

Notas, amadeiradas, de incenso, couro e algumas especiarias trazem uma sensação quente. Por isso, são adequadas para dias frios.

Entender quais notas são mais adequadas para cada clima não é difícil. Além disso, muitos perfumes informam isso na descrição ou na propaganda. Quando vemos a descrição de um Kaiak Aero, fica claro que ele é perfeito para o calor.

Na dúvida, você pode acessar o site da Fragrantica. Lá existem informações sobre diversos perfumes. Por exemplo, para qual clima ou estação aquela fragrância é adequada. 

Veja também: 10 ótimos perfumes masculinos para o dia a dia

Considere as ocasiões

Homem sentado em uma cadeira em um ambiente de trabalho. Ele usa um traje elegante composto por calça e camisa social, e blazer. Em seu rosto, há um óculos de grau.
Imagem: Freepik

Assim como acontece com o clima, existem perfumes mais adequados para certas ocasiões.

Por exemplo, para o dia a dia e ambientes de trabalho, fragrâncias leves são ideais. Isso porque, elas não são invasivas e dificilmente irão incomodar. 

Reuniões de negócios combinam com fragrâncias sofisticadas e leves. O mesmo vale para eventos sociais, mas aqui, a fragrância pode ser mais intensa.

Perfumes para festas ou baladas a noite devem ser fortes. Caso contrário, seu cheiro passará despercebido no meio de um monte de pessoas também perfumadas.

A regra básica é usar perfumes discretos e leves no dia a dia e trabalho. O nível de sofisticação da fragrância deve seguir o nível da ocasião. Por fim, deixe os cheiros muito intensos para festas e baladas.

Por fim, não podemos nos esquecer das ocasiões românticas. Em um encontro, use fragrâncias sensuais e evite cheiros muito fortes. A ideia é agradar e deixar a pessoa confortável.

Resumindo:

  • Atividades cotidianas: para compromissos casuais, escolha algo fresco e confortável. Por exemplo, notas aquáticas, herbais ou frutadas.
  • Ambientes de trabalho: opte por fragrâncias discretas e leves, que não sejam invasivas para os colegas. Perfumes cítricos, florais leves ou aquáticos são ótimas escolhas.
  • Reuniões de negócios: escolha perfumes mais sofisticados, mas sutis. Notas amadeiradas leves ou florais elegantes transmitem profissionalismo e confiança.
  • Eventos sociais: casamentos, jantares e festas pedem fragrâncias mais marcantes e sofisticadas. Notas orientais ou amadeiradas intensas são ideais para se destacar e deixar uma impressão duradoura.
  • Encontros românticos: escolha perfumes sensuais e envolventes, que exalem charme e mistério. Notas de baunilha, frutadas, chocolate ou especiarias são perfeitas.
  • Festas e baladas: fragrâncias intensas e duradouras são essenciais para a noite. Aqui você deve usar perfumes fortes para ser notado.

Considere o seu estilo

Sempre que for escolher perfumes, pense no seu estilo. Por exemplo, você é uma pessoa mais reservada ou extrovertida? Prefere um estilo moderno ou clássico?

Apesar disso não ser algo fundamental, faz uma diferença enorme. Afinal, se o perfume for uma extensão da sua personalidade, terá mais impacto. Por isso, tente escolher fragrâncias que combinem com o seu estilo.

Aqui não tem dificuldade, basta ver as notas que compõem o perfume. A partir delas, fica fácil escolher o que combina mais com você.

Por exemplo, notas de couro, amadeiradas e especiarias combinam com pessoas mais reservadas, elegantes ou misteriosas.

Se você é uma pessoa ativa e extrovertida, pode combinar com algo fresco e revigorante. Por exemplo, notas oceânicas, cítricas ou frutadas.

Como escolher perfumes com base na família olfativa

A lavanda é uma nota comum em algumas famílias olfativas, como a aromática. Imagem: Freepik

Lembra da pirâmide olfativa que falei antes? Todas aquelas notas combinadas compõem também o que chamamos de famílias olfativas.

Existem diversas delas, cada uma mais adequada para determinados climas e ocasiões. 

Por isso, é interessante conhecer um pouco sobre essas famílias. Com base nelas, podemos ter uma boa noção se um determinado perfume é o que estamos procurando.

Algumas das principais famílias olfativas da perfumaria

  • Cítrica: perfumes cítricos são revigorantes e energizantes. Destacam-se pelas notas de frutas como limão, laranja, lima e bergamota. Ideais para o uso durante o dia, são bem populares nos meses mais quentes do ano. 
  • Floral: dominadas por notas de flores como rosa, jasmim, flor de laranjeira e lavanda. Perfumes florais são frequentemente associados à feminilidade. No entanto, há vários perfumes masculinos florais.
  • Amadeirada: perfumes amadeirados têm uma presença marcante, com notas de madeiras nobres como sândalo, cedro, vetiver e patchouli. Eles variam de aromas secos e terrosos a mais suaves. Adequados tanto para o dia quanto para a noite.
  • Oriental: essas fragrâncias são sensuais e exóticas, com notas quentes e envolventes como baunilha, âmbar, especiarias, incenso e resinas. São profundos e sedutores, muitas vezes escolhidos para ocasiões especiais e uso noturno. 
  • Aromática: fragrâncias aromáticas são frescas e herbais. Destacam-se notas de lavanda, alecrim, hortelã, manjericão e outras ervas. Versáteis e refrescantes, são adequadas para uso diário e para todas as estações do ano. 
  • Fougère: esta é uma das famílias olfativas mais clássicas na perfumaria masculina. Destacam-se as notas de lavanda, musgo de carvalho, gerânio e cumarina. Uma combinação que criam fragrâncias frescas, herbais e com um toque sutil de madeira.
  • Chipre: perfumes dessa família combinam notas de bergamota, musgo de carvalho, patchouli e labdanum. O resultado são fragrâncias que remetem à natureza. Seus cheiros costumam ser sofisticados, terrosos e sensuais.

Como escolher perfumes – conclusão

Os perfumes possuem uma variedade de notas. Cada combinação é mais adequada para um clima, estação ou ocasião. Considerar isso é fundamental se quisermos causar uma boa impressão. Para se certificar se uma fragrância serve, é preciso testá-la na pele. Quando isso não for possível, conhecer as notas e família olfativa do perfume nos dá uma boa base. Isso é fundamental para quem vai comprar online e não tem como testar a fragrância. Com essas dicas, você conseguirá escolher os melhores perfumes para o seu estilo e necessidades.

E aí, tá querendo comprar qual perfume? Me conta aí nos comentários.

Imagem da capa: Samuel Regan-Asante no Unsplash.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *