Como fazer a barba corretamente? Essa pode parecer uma tarefa simples. No entanto, muitos homens, em especial os jovens, cometem erros ao se barbear.
Fazer a barba de qualquer jeito vai te trazer problemas. Por exemplo, irritação, lesões e coceira. Isso vai deixar a pele do seu rosto com uma aparência nada saudável. Por isso, é importante entender como fazer a barba corretamente.
Neste post, vamos ver um passo a passo para um barbear perfeito.
Como fazer a barba corretamente
Passo 1: Lave o rosto com água morna
Antes de começar, é indicado lavar o rosto com água morna. Desse modo, você promove a abertura dos poros da pele, facilitando a remoção de impurezas.
Em seguida, lave a barba com um bom shampoo. Atenção, use um produto específico para a barba.
Essa etapa serve para preparar a pele e os fios. Com o rosto limpo e os fios macios, se barbear fica mais fácil. Ela é fundamental para reduzir puxões dos fios, cortes e irritações.
Veja também:
Como cuidar da barba: 6 passos básicos e eficazes
Como aparar a barba em casa e mantê-la impecável
Passo 2: Aplique a espuma ou gel de barbear
Após a lavagem, aplique uma espuma ou gel de barbear. Espalhe bem o produto sobre a barba.
A espuma ou gel, ajuda a lâmina a deslizar na pele. Além disso, ela hidrata os fios, tornando o barbear ainda mais fácil. Desse modo, você fica ainda mais protegido contra irritações e outros problemas comuns.
E atenção. Nunca use sabonete para realizar essa etapa. Tem muito homem que faz isso achando que terá resultados parecidos.
No entanto, o sabonete não tem as mesmas propriedades da espuma ou gel. Ele até ajuda a lâmina a deslizar, mas não vai além disso.
Passo 3: Raspe os fios suavemente com uma boa lâmina
Usando uma boa lâmina de barbear, raspe os fios. Faça movimentos suaves, sem pressionar muito a pele. Assim, você evita cortes e irritações.
Nessa etapa, surge a pergunta: em qual sentido passar a lâmina? No início, passe no sentido dos fios. Se quiser um barbear mais rente, você pode passar a lâmina no sentido contrário. No entanto, só faça isso quando os fios já estiverem bem curtos. Caso contrário, você pode causar irritações na pele.
Lembre-se de sempre usar uma boa lâmina. E quando digo isso, não me refiro apenas ao modelo, ela precisa estar afiada.
Dica: as lâminas convencionais possuem uma fita de lubrificação. No geral, quando essas fitas estão gastas, é sinal de que é hora de trocar de lâmina. Esse é um bom indicativo que sua lâmina está “cega”.
Outra coisa importante: lave a lâmina com frequência durante o processo. Assim, você remove os fios acumulados nela, que dificultam a raspagem. E por favor, nada de bater a lâmina na pia, isso pode danificá-la. Apenas use a água corrente da torneira.
Passo 4: Lave o rosto para retirar os resíduos da pele
Após o barbear, lave o rosto pare retirar os resíduos e seque bem a pele. Não esfregue a toalha, para evitar irritação. Apenas vá encostando ela na pele.
Passo 5: Aplique um hidratante específico ou pós-barba
Aplique um pós-barba ou hidratante específico. Essa etapa é fundamental para manter a pele hidratada e evitar irritações.
O pós-barba também serve para ajudar na cicatrização de micro lesões.
Pronto, você agora sabe como fazer a barba corretamente.
Conclusão
Seguir esses passos simples vai melhorar sua experiência de fazer a barba. Com a preparação adequada, o uso dos produtos certos e técnicas cuidadosas, você pode evitar irritações, cortes e coceira, mantendo a pele do rosto saudável e com boa aparência. Lembre-se de que a prática leva à perfeição, com o tempo você vai melhorar ainda mais suas técnicas.
Imagem da capa: Freepik
Deixe um comentário