Como flertar de forma respeitosa e natural, sem cantadas prontas

Ato de flertar entre um homem e uma mulher. Eles estão sentados em um banco de praça, se olhando e sorrindo.

Flertar é algo que costuma deixar muitos homens inseguros. Nesses momentos, podemos ficar sem saber o que dizer ou com medo de parecer chatos.

Diversas fórmulas surgiram pela internet na tentativa de resolver esse problema. Sem falar nas cantadas prontas. No entanto, essa estratégia é ruim, pois quase sempre soa forçada.

A melhor forma de flertar com alguém é construindo algumas habilidades básicas. Por exemplo, saber como se comunicar e manter uma boa linguagem corporal.

Além disso, uma boa aparência é importante. Não estou falando de beleza, mas de cuidados com a aparência.

Existem diversos fatores que podem contribuir na hora do flerte. E, para nossa sorte, não se trata de coisas complicadas.

Quer entender melhor? Ao longo deste texto, vamos ver como flertar de forma natural e eficaz.

O que realmente é flertar

Pintura de Eugen de Blaas, representando o ato de flertar. Nela, há duas mulheres sentadas em um banco, sorridentes, e um homem de pé, conversando com elas.
O flerte, de Eugene de Blaas

Antes de tudo, é importante entender o que significa flertar.

Muitas pessoas acham que se trata de impressionar alguém. No entanto, o flerte é uma sinalização de interesse que pode ser feita de diversas formas.

Quando você flerta, demonstra que gosta da pessoa. Porém, isso deve ser feito de forma sutil, sem pressão.

Como flertar de forma natural

O flerte pode começar antes de você falar

O ato de flertar costuma estar relacionado com a fala. No entanto, ele pode se iniciar antes disso. Afinal, uma troca de olhar ou um sorriso pode ser um flerte.

Por isso, devemos ficar atentos à nossa linguagem corporal. Especialmente com a postura, o olhar e os braços.

O ideal é manter-se relaxado e confiante. Afinal, isso costuma ser atraente.

Além disso, transmita a ideia de que você está acessível. Então, nada de cara fechada nem braços cruzados.

O olhar importa. Olhe nos olhos. Sem encarar de forma estranha, claro. Mas um olhar firme, seguido de um sorriso leve, já quebra o gelo.

Outro ponto importante é sua aparência. Não, não se trata de ser bonito, mas de estar bem cuidado. Roupa limpa, bem ajustada, cabelo em dia e, claro, cheiro agradável. Isso já te coloca à frente de muita gente.

Quando você cuida desses detalhes, sua presença fala mais alto que as palavras. E, acredite, isso já representa metade do trabalho.

Veja também:

7 dicas para homens de como se vestir bem

Looks masculinos para encontros: dicas para um visual incrível

Como vencer a timidez: 6 passos que vão te ajudar

Puxando assunto sem parecer forçado

Apesar de o flerte ser algo discreto, que pode ser feito por gestos simples, uma hora as coisas precisam ir além. Se tudo der certo, chegará o momento da conversa. Nesse momento, muitos homens podem ficar tensos.

Por isso, mais do que entender como flertar, é preciso saber como dar continuidade àquela primeira interação.

O maior medo é não saber o que dizer ou parecer uma pessoa chata. Assim, muitos ainda recorrem a fórmulas, o que não é eficaz. Exceto se você for o Chris Hemsworth ou o Michael B. Jordan.

Iniciar e manter uma conversa pode parecer difícil para algumas pessoas. No entanto, é algo simples. Já falei sobre como iniciar e manter uma conversa. Então, vou apenas resumir o que foi dito aqui.

Algumas dicas para iniciar uma conversa são:

  • Use o ambiente a seu favor. Comente algo sobre o lugar, sobre o que está acontecendo ou sobre algo que vocês dois estejam presenciando. Isso quebra o gelo de maneira leve.
  • Faça perguntas abertas, que não possam ser respondidas apenas com “sim” ou “não”. Desse modo, você estimula o diálogo. Por exemplo, em vez de perguntar: você gosta de viajar?, experimente algo como: qual foi sua viagem mais memorável? E por quê?
  • Elogie algum talento ou habilidade. Isso quebra o gelo e demonstra interesse genuíno.
  • Peça recomendações. Pode ser sobre comidas, filmes, séries ou lugares. As pessoas gostam de compartilhar suas preferências.
  • Escolha temas universais. Viagens, música, comida e filmes costumam funcionar muito bem.
  • Seja autêntico. Afinal, fingir ser alguém que você não é pode fazer a conversa desandar a qualquer momento. Muitas pessoas percebem quando estamos forçando algo.

Mantendo a conversa interessante

Homem e mulher conversando.
Imagem: Freepik

Começar é apenas o primeiro passo. Depois, vem a parte mais importante: manter a conversa viva.

Aqui entra uma regra de ouro. Fale, mas saiba ouvir. Mostre interesse genuíno pelo que a pessoa diz. Isso faz toda diferença.

Evite respostas automáticas. Se ela diz que gosta de viajar, não responda apenas “Que legal”. Pergunte mais.

— Sério? Para onde foi sua última viagem?
— Tem algum lugar que você sonha conhecer?

Assim, você demonstra que está realmente interessado. A conversa flui naturalmente.

Outro ponto: compartilhe também sobre você. Mas sem tornar aquilo uma entrevista. A ideia é uma troca. Ela fala, você comenta. Você fala, ela comenta.

Brinque. Seja leve. Solte algum comentário bem-humorado, se fizer sentido. O humor quebra qualquer tensão.

Além disso, preste atenção à energia. Se ela sorri, mantém contato visual e responde de forma animada, ótimo. Está rolando conexão.

Mas, se perceber respostas curtas, olhar desviado ou corpo fechado, sinal de que talvez ela não queira continuar. Está tudo bem. Agradece, se despede com educação e segue sua vida.

Tão importante quanto saber como flertar é saber quando abortar a missão. Nunca force as coisas.

Linguagem corporal: o detalhe que muda tudo

Uma das dicas de como flertar, é ter uma boa linguagem corporal. Algo que deve ser mantido ao longo da conversa.

Por isso, cuide da sua postura. Ombros alinhados. Peito levemente aberto. Queixo na altura certa, nem alto, nem baixo. Isso transmite segurança.

Evite cruzar os braços. Isso transmite uma mensagem de defesa ou fechamento. Prefira deixar os braços relaxados e soltos, ou fazer gestos naturais enquanto fala.

O olhar é fundamental. Olhe nos olhos, mas sem encarar de maneira estranha. Sabe aquele jogo de olhares, seguido de um sorriso leve? Funciona muito bem.

Sorrir naturalmente abre portas. Mostra que você está à vontade, que é acessível e a conversa te agrada.

Ah, e cuidado com os sinais dela. Se ela mantém contato visual, sorri e se inclina um pouco para você, ótimo. Está rolando conexão.

Agora, se ela se afasta, cruza os braços, olha para os lados ou responde de forma seca, é sinal claro de desinteresse. Nesse caso, pode ser o momento de abortar a missão.

Sinais de que ela não está interessada (e como agir)

Nem sempre a conversa flui. O flerte só funciona quando os dois estão na mesma vibe.

Por isso, é fundamental saber reconhecer os sinais de desinteresse. E, claro, agir da maneira certa.

O primeiro sinal costuma aparecer nas respostas. Se ela responde de forma curta, fria ou parece distraída, fique atento. Se isso se repetir, é provável que ela não queira continuar a conversa.

Outro sinal claro está na linguagem corporal. Pouco contato visual, braços cruzados ou corpo virado para longe. Tudo isso indica que ela não está confortável ou não tem interesse naquele momento.

A falta de perguntas também pesa. Quando alguém está engajado, deseja saber mais sobre você. Pergunta, puxa assunto e mantém a troca. Se isso não acontecer, será mais um alerta.

Nessas horas, a melhor atitude é simples e madura. Agradece pela conversa, deseja algo positivo — como “valeu, foi um prazer, boa noite” — e segue sua vida. Sem drama. Sem cobrança.

Isso, além de ser sinal de respeito, torna você um cara diferenciado. Mostra que você entende que nem sempre vai rolar. E que está tudo certo com isso.

Aliás, quem sabe vocês se cruzem em outro momento, em outro contexto, e a história seja diferente?

Como disse antes, saber quando encerrar a conversa é tão importante quanto saber como flertar. Afinal, se você insistir, pode queimar seu filme, o que nunca é bom.

O que nunca fazer ao flertar

Se tem algo que derruba qualquer chance de conexão, é insistir quando o outro já deixou claro que não está interessado. Seja pelas palavras ou pelos gestos. Forçar a barra nunca é uma boa ideia.

Outro erro gravíssimo: cantadas ofensivas, invasivas ou sexualizadas logo de início. Além de desrespeitoso, isso gera desconforto e transmite a pior imagem possível.

Mentir também é péssima escolha. Seja para parecer mais interessante, para parecer mais bem-sucedido ou algo do tipo. A verdade sempre aparece. E, quando aparece, destrói qualquer confiança que poderia existir.

Se a ideia é se conectar de verdade, jogue limpo. Seja autêntico, respeitoso e interessado. Isso vale mais do que qualquer truque, cantada ou personagem que você tente criar.

Conclusão

Flertar não precisa ser um bicho de sete cabeças. Na verdade, quanto mais natural e leve você for, maiores serão as chances de criar uma conexão real.

Esqueça cantadas prontas, joguinhos ou tentativas de forçar uma situação. O que realmente funciona é ser um cara tranquilo, educado, que sabe puxar assunto, escutar e perceber os sinais.

Cuide da sua linguagem corporal, da sua aparência e, principalmente, da sua postura emocional. Saber ouvir um “não” e seguir em frente demonstra maturidade, segurança e respeito.

No fim das contas, flertar é apenas um papo descontraído que pode — ou não — evoluir para algo mais. E tudo bem se não der certo. A vida segue.

Se você colocar em prática tudo que falamos aqui, vai perceber que o flerte fica mais leve, natural e, principalmente, muito mais divertido.

Imagem da capa: Freepik.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *