Como passar perfume corretamente e aumentar sua duração

Homem borrifando perfume no pescoço.

Quando eu era um adolescente, uma vendedora me fez uma pergunta: você sabe passar perfume corretamente? Achei que ela estava de brincadeira, até que ela me explicou.

Passar perfume é simples, basta borrifá-lo sobre a pele. No entanto, se fizermos de qualquer jeito, ele pode durar e exalar menos. Ou seja, podemos dizer que existe uma forma correta de passar perfume.

A partir daquele dia, percebi que meus perfumes exalavam mais. Além disso, duravam mais tempo na pele. As pessoas passaram a perceber mais as fragrâncias em mim.

Vamos ver como passar perfume corretamente e como conservá-lo para durar muito.

Por que como passamos perfume importa?

Como passamos perfume tem um impacto no seu desempenho. Ou seja, isso está relacionado com a projeção e duração da fragrância.

Quando aplicado corretamente, o perfume fica agradável, exalando por mais tempo. Isso também permite que a fragrância evolua da melhor maneira.

Caso não saiba, muitos perfumes evoluem após a aplicação. Em outras palavras, o cheiro sofre algumas alterações. Já falei sobre isso no texto sobre como escolher perfumes.

Por isso, devemos entender como passar perfume corretamente. Caso contrário, a fragrância pode não durar muito ou ficar muito forte.

Como passar perfume corretamente

Homem passando perfume
Imagem: drobotdean no Freepik

1. Escolha pontos quentes do corpo

Uma dúvida comum é: onde aplicar o perfume? Há quem saia borrifando de qualquer jeito. No entanto, existem áreas estratégicas.

Nosso corpo tem alguns pontos que costumam ficar mais quentes. Esse calor ajuda a fazer o perfume exalar mais. 

Além disso, alguns desses pontos são estratégicos considerando nossos costumes. Por exemplo, um perfume aplicado atrás das orelhas é facilmente percebido quando alguém nos cumprimenta com um beijo no rosto ou abraço.

Os principais pontos são:

  • Pescoço: aplicar o perfume nessa área o faz exalar melhor. Além disso, é um ponto que favorece a percepção, pois está mais próximo dos narizes alheios. 
  • Pulsos: faz a fragrância exalar bem, mas de forma mais sutil que no pescoço.
  • Atrás das orelhas: uma aplicação sutil aqui pode proporcionar uma experiência olfativa delicada quando alguém se aproxima.
  • Dobra dos cotovelos: um ponto menos comum, mas eficaz, especialmente se você estiver usando roupas de manga curta. Para mim, é um ponto melhor que os pulsos. Isso porque, os pulsos costumam estar em contato com superfícies com frequência. Isso significa que o perfume nessa área pode sumir mais rápido, pois pode ser transferido para outras superfícies.

2. Aplique o perfume mantendo uma distância adequada

Para uma distribuição uniforme, mantenha o frasco de perfume a cerca de 15-20 centímetros da pele. Isso ajuda a criar uma névoa fina que cobre uma área maior sem saturar um único ponto.

3. Use a quantidade certa

Muitas pessoas se perguntam: quantas borrifadas de perfume usar? Não existe uma resposta exata.

Tudo vai depender do topo de fragrância que estiver usando. Existem algumas que são bem suaves, e outras bem fortes.

Fragrâncias suaves podem ser borrifadas mais vezes. Por exemplo, tem perfumes que eu uso até 12 borrifadas sem que ele incomode. No entanto, tem alguns que eu borrifo no máximo 4 vezes na pele.

Ou seja, você precisa testar o perfume na sua pele. Na dúvida, sempre opte em borrifar uma pequena quantidade. Dependendo, você pode aumentar o número de borrifadas depois. 

É melhor ficar com um cheiro sutil do que sair por aí fazendo as pessoas passarem mal com um cheiro forte. Logo você encontra o número certo de borrifadas.

Erros comuns que não devemos cometer ao passar perfume

1. Esfregar o perfume na pele

Esfregar o local onde o perfume foi aplicado é um erro comum. Isso quebra as moléculas do perfume e pode alterar sua estrutura, resultando em uma experiência olfativa diferente e menos duradoura.

2. Aplicar o perfume diretamente na roupa

Muitas pessoas acreditam que aplicar perfume na roupa o faz durar mais. Apesar disso poder acontecer, não é uma regra. A maioria das fragrâncias não vai durar mais na roupa.

Além disso, dependendo do perfume, ele pode manchar a roupa. Então, evite fazer isso.

3. Aplicar perfume logo após um banho quente

O calor do corpo ajuda a fragrância exalar. No entanto, calor demais pode fazer o perfume exalar muito rápido. Ou seja, vai reduzir a duração dele na pele.

Quando saímos de um banho quente, nossa pele está com mais calor que o normal. Então, o ideal é esperar a temperatura diminuir para aplicar o perfume.

4. Usar perfume na pele suja

Sempre aplique perfume sobre a pele limpa. Isso porque, a mistura de fragrância com suor e sujeira pode resultar em um cheiro desagradável.

Como armazenar perfumes para que eles durem mais

Frasco de perfume
Imagem: rawpixel no Freepik

Entender como passar perfume corretamente vai fazer a fragrância ter um melhor desempenho. No entanto, isso não adianta muito se não soubermos conservar o produto.

Por isso, devemos seguir algumas instruções ao armazenar um perfume:

  1. Evite luz direta e calor: esses fatores podem degradar a qualidade do perfume. Por isso, o armazene em um lugar fresco e escuro, como em um armário ou gaveta.
  2. Mantenha a tampa bem fechada: isso evita que o álcool e os óleos essenciais evaporem, preservando a fragrância por mais tempo.
  3. Evite variações de temperatura: mudanças constantes de temperatura podem alterar a composição química do perfume. Por isso, evite armazenar perfumes em locais como o banheiro, onde a temperatura e a umidade variam com frequência.
  4. Utilize o frasco original: os frascos de perfume são projetados para proteger a fragrância. Evite transferir o perfume para outros recipientes, pois isso pode expô-lo ao ar e à luz, acelerando sua degradação.

Conclusão

Saber como passar perfume corretamente pode realçar sua presença e deixar uma impressão duradoura. Escolher os pontos de pulso certos, aplicar a quantidade adequada e evitar erros comuns são passos essenciais para garantir que você aproveite ao máximo sua fragrância. Além disso, armazenar seus perfumes adequadamente pode prolongar sua vida útil, mantendo a integridade da fragrância.

Imagem da capa: drobotdean no Freepik


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *