Ter uma barba densa é o sonho de muitos homens. Para aqueles que não foram agraciados com uma boa densidade de pelos no rosto, a solução costuma ser o uso do minoxidil.
O tratamento com essa substância costuma ser eficaz em muitos casos. No entanto, é preciso seguir alguns cuidados para otimizar os resultados e evitar problemas mais sérios.
Neste post, vamos ver dicas valiosas de como usar minoxidil na barba?
O que é, e como funciona o minoxidil
O minoxidil é um medicamento inicialmente desenvolvido para tratar a pressão arterial. No entanto, perceberam que seu efeito colateral incluía o crescimento capilar.
Ao dilatar os vasos sanguíneos, o minoxidil aumenta o fluxo de sangue para os folículos capilares, estimulando o crescimento de pelos.
Desse modo, o produto passou a ser muito utilizado como tratamento capilar. E logo se tornou uma solução para homens que desejavam ter uma barba legal.
IMPORTANTE: Apesar de não existir muitos relatos sobre problemas ao utilizar minoxidil, é sempre recomendando uma consulta com dermatologista antes. Assim, você elimina qualquer risco, além de garantir que esse é um tratamento que vá funcionar com você.
Como usar minoxidil na barba
O minoxidil é um tratamento que costuma funcionar em muitas pessoas. No entanto, para que os resultados tenham uma boa eficácia, é preciso seguir algumas dicas.
Isso porque, existem instruções importantes de como usar minoxidil na barba de forma eficiente.
1. Escolha do Produto: prefira uma solução de minoxidil com concentração de 5%, que é mais comumente usada para promover o crescimento capilar. Essa informação costuma estar destacada no rótulo dos produtos.
2. Limpe e seque bem a pele antes de aplicar o minoxidil: desse modo, você garante uma boa absorção do produto.
3. Aplicação do produto: use um conta-gotas ou aplicador para garantir uma distribuição uniforme. É fundamental massagear bem o local, para espalhar o produto e facilitar sua absorção.
4. Fique atento à quantidade: a recomendação por aplicação, costuma ser de 1ml. Por isso, é recomendado fazer a aplicação com conta-gotas, que permite fazer essa medida. Nos casos de aplicação por spray, na bula costuma vir instruções sobre a quantidade. Por exemplo, já utilizei um minoxidil em spray onde 6 borrifadas eram equivalentes a 1ml.
Esse é o método ideal de como usar minoxidil na barba. No entanto, existem algumas dicas que vão fazer diferença nos resultados.
Isso porque, não basta apenas saber aplicar o produto, como também evitar alguns erros comuns durante o tratamento.
Veja também: Como cuidar da barba: 6 passos básicos e eficazes
Erros ao usar minoxidil que podem prejudicar seus resultados
Agora que sabemos como usar minoxidil na barba, precisamos evitar alguns erros comuns durante o tratamento.
São coisas que podem reduzir a eficiência do tratamento. Em outras palavras, você vai demorar mais tempo para ter o resultado que deseja e vai gastar mais dinheiro sem necessidade.
Alguns erros comuns são:
- Não limpar e secar bem a pele: como foi dito anteriormente, é fundamental lavar e secar bem a pele antes da aplicação do produto. Caso contrário, a absorção do minoxidil pode ficar prejudicada.
- Aplicar uma quantidade maior que a recomendada: a dose ideal por aplicação é de 1ml. No entanto, algumas pessoas acreditam que aplicar uma dose maior pode acelerar o processo. Na verdade, o que se observa é que não há diferença. Além disso, essa aplicação a mais pode ser perigosa. Afinal, o uso de minoxidil pode provocar alguns efeitos colaterais.
- Não ter consistência no tratamento: o tratamento do minoxidil precisa ser constante. A recomendação costuma ser duas aplicações por dia. Desse modo, é preciso seguir isso se você quiser ter bons resultados.
- Não ter paciência: o crescimento da barba não é imediato, e varia entre pessoas. No meu caso, em um mês de tratamento eu já percebia bons resultados. No entanto, esse foi o meu caso, e eu já tinha uma boa quantidade de barba. Algumas pessoas precisam de mais tempo para começarem a perceber os resultados. Por isso, seja paciente e não interrompa o uso do produto de imediato.
Conclusão
O uso do minoxidil na barba pode ser uma opção eficaz para aqueles que desejam uma barba mais cheia e densa. Ao seguir corretamente o processo de aplicação e incorporar dicas importantes, é possível maximizar os benefícios do minoxidil e conquistar a tão desejada barba robusta. Lembre-se sempre de consultar uma pessoa especializada em dermatologia antes de iniciar qualquer tratamento para garantir que seja seguro e adequado para o seu caso específico.
Imagem da capa: fxquadro no Freepik
Deixe um comentário