O primeiro encontro costuma deixar as pessoas cheias de expectativas. Com esse sentimento, pode surgir também uma insegurança.
A partir daí, podemos ficar ansiosos e com medo de não causarmos uma boa impressão. No entanto, com um pouco de planejamento e algumas dicas, você pode transformar o seu primeiro encontro em uma experiência memorável e agradável para ambos.
Ser autêntico é a base para um primeiro encontro dar certo
Antes do encontro acontecer, é provável que vocês tenham conversado pela internet. Essa parte é muito importante.
Durante essas conversas, é comum que algumas pessoas criem um personagem para si. Isso ocorre muitas vezes por medo de não serem tão bem aceitos pelo outro.
No entanto, não adianta fazer isso. No momento do primeiro encontro, a outra pessoa poderá se sentir enganada, e aí suas chances com ela serão menores.
Além disso, você poderá ficar nervoso com a situação. Afinal, você vai precisar sustentar um personagem que pode ser desmascarado a qualquer momento.
Por isso, desde as primeiras mensagens, seja você mesmo. Mesmo que isso possa não agradar a outra pessoa.
Afinal, é muito melhor tomar um fora nesse momento do que gastar tempo e energia para passar por isso pessoalmente.
Mantendo essa postura, você já garante uma chance enorme de ter um primeiro encontro incrível.
Escolha um local adequado para seu primeiro encontro
Escolha um local adequado para o seu primeiro encontro, considerando interesses e preferências que agradem você e seu par. Isso é bem importante, pois o local pode influenciar bastante na experiência.
Existem diversos locais populares como cafés aconchegantes, restaurantes ou parques tranquilos.
Pense no “clima” que você quer que o encontro tenha. Por exemplo, se quer algo mais romântico ou descontraído.
É importante que vocês se sintam à vontade e confortáveis no local. Assim, as coisas tendem a ser mais tranquilas.
Em último caso, se o local não estiver muito agradável no dia, tenha em mente uma segunda opção.
Capriche na sua vestimenta e aparência
A escolha da roupa para o primeiro encontro é muito importante. Opte por algo que seja confortável e que transmita sua personalidade. E claro, que combine com o ambiente e ocasião.
Looks como um esporte fino pode funcionar bem se o encontro for em um lugar mais sofisticado. Um look all black é bem versátil, sedutor, e ótimo para dias frios. Para lugares mais descontraídos, aposte na versatilidade do look casual.
Além das roupas, cuide da sua aparência. Então, tome um bom banho, fique cheiroso, arrume o cabelo, a barba.
Veja também:
Looks masculinos para encontros: dicas para um visual incrível
Glow up masculino: melhorando sua aparência de forma simples
Quebrando o gelo: superando o nervosismo do início do primeiro encontro
No início do encontro, é normal que as pessoas fiquem mais nervosas. Parte desse nervosismo pode se dar por não saber o que falar naquele momento.
No entanto, você precisa lembrar que vocês já conversaram bastante antes (pelo menos eu espero). Ou seja, você já tem uma boa noção do que falar naquele momento.
Pensando assim, não faz tanto sentido ficar nervoso. Além disso, seu nervosismo pode deixar a outra pessoa desconfortável. Por isso, “quebre o gelo”.
Uma ótima maneira de “quebrar o gelo” é elogiar o visual do outro, fazer uma pergunta interessante ou compartilhar uma história engraçada. Histórias simples, como “eu acabei de ver um cara parecido com o Vin Diesel agora há pouco”, funcionam.
Por fim, lembre de sorrir quando for conveniente. O riso é um excelente “quebra-gelo” e ajuda a aliviar a tensão inicial.
Evite distrações
Muitas vezes, por nervosismo ou timidez, as pessoas se distraem durante uma conversa. Nesse momento, começam a olhar muito ao redor ou ficam mexendo no smartphone.
Esse tipo de comportamento pode arruinar um encontro. Então, evite se distrair durante a conversa.
Claro que você pode pegar o smartphone para mostrar algo para a pessoa. Por exemplo, uma foto ou vídeo curto que esteja relacionado com a conversa.
Apenas não fique mexendo no smartphone enquanto a pessoa fala com você.
Veja também:
Como vencer a timidez: 6 passos que vão te ajudar
Como ser mais confiante: 8 dicas para superar a insegurança
Mantenha a conversa fluindo
Manter a conversa interessante e envolvente é fundamental. Faça perguntas abertas que estimulem respostas detalhadas. Evite tópicos controversos ou negativos. Em vez disso, concentre-se em interesses comuns, viagens, hobbies e experiências positivas.
Lembre-se, se vocês já tiverem conversado bastante antes do primeiro encontro, não será difícil manter uma boa conversa. Então, relaxe.
Saiba escutar a outra pessoa
Um erro que muitas pessoas cometem no primeiro encontro é querer falar demais sobre si, sem dar muito espaço para a outra pessoa se expressar.
Saber escutar e demonstrar interesse nas histórias da outra pessoa é fundamental. Mantenha um equilíbrio na conversa, onde ambos possam compartilhar suas experiências de forma agradável. Assim, você conseguirá se conectar melhor com a outra pessoa.
A empatia e a conexão emocional são elementos-chave para um primeiro encontro bem-sucedido.
Veja também: Como se comunicar melhor: 6 dicas para melhorar sua habilidade
Como encerrar um primeiro encontro
À medida que o encontro chega ao fim, avalie a energia e o ritmo da conversa. Se ambos estiverem se divertindo e engajados, considere prolongar o encontro com uma caminhada ou um sorvete após o jantar. Caso sinta que é hora de encerrar, agradeça sinceramente pelo tempo juntos e deixe claro que gostaria de se encontrar novamente, se assim desejar.
Se você tiver seguido todos os passos até aqui, certamente haverá outros encontros. Afinal, você terá sido uma excelente companhia naquele dia.
Conclusão
O primeiro encontro é apenas o começo de uma jornada. Independentemente de como as coisas se desenvolvam a partir daí, lembre-se de que a autenticidade, o respeito e a diversão são os pilares de um encontro bem-sucedido. Aproveite o momento e esteja aberto para as possibilidades que essa experiência pode trazer para sua vida.
Imagem da capa: Freepik.
Deixe um comentário