Tipos de chapéu masculino para melhorar o seu visual

Homem utilizando um newsboy, um dos diversos tipos de chapéu masculino. Ele utiliza também uma camiseta preta sob um blazer bege.

Existem por aí, diversos tipos de chapéu masculino. Do clássico boné de baseball ao chapéu de cowboy, esses acessórios são versáteis, funcionais e estilosos.

Seja pela sua funcionalidade, ou pelo estilo, vale muito ter um chapéu no guarda-roupa. E talvez você até tenha um boné, que é bem interessante. No entanto, talvez seja a hora de variar a coleção.

Nesse post vamos ver alguns dos chapéus mais utilizados no mundo todo. Com certeza tem um, ou vários, que vão te interessar.

Tipos de chapéu masculino mais populares

Um dos tipos de chapéu masculino mais utilizados: o boné snapback

Homem utilizando um boné snapback, um dos tipos de chapéu masculino mais populares no mundo
Imagem: drobotdean no Freepik

O snapback é uma das diversas variações do boné de baseball. Sua diferença é a aba reta e o ajuste feito por um dispositivo de encaixe. Por causa desse dispositivo que o boné se chama snapback.

Apesar da aba reta ser mais comum, é possível encontrá-lo com aba mais curva. Embora não tão curva quanto a do boné de baseball clássico.

Um boné muito utilizado para compor looks casuais, sendo um acessório clássico dentro do estilo streetwear.

Fedora

Homem utilizando um chapéu fedora

Um chapéu clássico, caracterizado por sua aba média e coroa com sulcos, que dá ao chapéu uma aparência elegante. Feito geralmente em feltro, mas também pode ser encontrado em outros materiais, como lã e couro.

Embora mais utilizado em ocasiões mais formais, combina com momentos casuais. Ou seja, é um chapéu versátil e por isso, é uma boa opção para ter no guarda-roupa.

Muito utilizado por homens no passado, desde gangsteres a atores famosos. Perdeu popularidade com os anos, mas ainda é uma peça muito interessante.

Apesar de ser um chapéu mais utilizado pelo público masculino, ele se popularizou primeiro entre as mulheres. Inclusive, o nome fedora está ligado a uma mulher.

Fedora foi o nome de uma peça teatral encenada pela primeira vez em 1882 em Paris. A personagem principal utilizava esse chapéu, que a partir de então, começou a ser chamado fedora.

Dicas de uso:

Apesar de versátil, o fedora combina melhor com momentos mais formais. Por isso, evite utilizá-lo com roupas muito casuais.

Um dos tipos de chapéu masculino mais populares para o verão: Panamá

Homens utilizando um dos tipos de chapéu masculino mais populares do mundo, o Panamá

Lembra um fedora, mas com abas mais largas. Além disso, é feito de palha toquilla.

De cor clara, leves e respiráveis, o chapéu Panamá é ótimo para se utilizar em dias quentes. Combina muito com o verão e com ambientes de praia.

Assim como o fedora, esse é um chapéu versátil. No entanto, esse modelo não fica muito legal com trajes muito formais. Da mesma forma que o fedora não fica tão legal com trajes casuais demais.

Dicas de uso:

Esse chapéu é a cara do verão, e por isso, combina muito com roupas leves e coloridas.

Dá para utilizar esse chapéu com trajes mais formais, mas com alguns cuidados. Por exemplo, evite utilizar com roupas muito formais e prefira roupas com tons mais claros ou coloridos. 

Além disso, evite utilizá-lo com trajes que remetem a outono e inverno.

Trilby

Homem utilizando um chapéu do tipo trilby
Imagem: Freepik

Mais um parecido com o fedora. No entanto, esse tem aba mais curta e uma coroa mais alta.

Versátil, é possível combiná-lo com diversos looks masculinos. Por exemplo, com uma combinação de calça jeans e camiseta branca, até um traje com terno.

Entre os tipos de chapéu masculino dessa lista, esse é um dos menos populares. 

Esse é um chapéu muito utilizado por alguns famosos, como Bruno Mars e Justin Timberlake.

Dicas de uso:

Aqui não tem muito erro. Apenas pense na combinação de cores do chapéu com as roupas que estiver utilizando.

Newsboy: um dos tipos de chapéu masculino que mais ganharam destaque nos últimos anos

Personagem Thomas Shelby, da série de TV Peaky Blinders, utilizando seu icônico chapéu newsboy. Por causa da série, esse foi um dos tipos de chapéu masculino que mais se destacaram nos últimos anos.

O famoso chapéu da série Peaky Blinders. E que por isso, conquistou muitas pessoas nos últimos anos.

Sendo considerado um tipo de boné, o newsboy tem as seguintes características: aba plana e curta e coroa redonda formada por 8 peças de tecido, muitas vezes com um botão na parte superior. Sua coroa, achatada, se dobra sobre a aba.

Esse modelo se popularizou na década de 1920. Sendo muito utilizado no período pela classe trabalhadora e por garotos que vendiam jornais. Daí vem o nome “newsboy”. Também muito utilizados pelas classes altas da época, principalmente em atividades de lazer.

Dicas de uso:

Sendo um chapéu versátil, pode ser combinado com diversos trajes. Ou seja, fica bom com camisetas básicas a peças de alfaiataria mais formais.

Apenas evite um newsboy com coroa muito exagerada. Caso contrário, sua cabeça pode ficar parecendo grande demais.

Flat Cap

Homem utilizando um chapéu do tipo flat cap
Imagem: Freepik

Costumam confundi-lo com o newsboy. No entanto, o flat cap tem uma coroa diferente, mais reta. Além disso, ela não é formada por 8 painéis e não tem o botão superior.

Dicas de uso:

Ideia é a mesma para o newsboy. Fique à vontade para utilizar com trajes casuais ou algo mais formal.

Velejador/Boater

Homem utilizando um chapéu do tipo velejador/boater. Ele também utiliza um traje formal composto por calça e terno nas cores azul, camisa social, gravata e óculos de sol.

Suas características são a coroa reta feita de palha, abas planas e curtas e uma fita em torno da coroa. Ou seja, lembra um pouco o chapéu Panamá, mas com linhas mais retas.

Um chapéu masculino que é a cara do verão. Sendo assim, mais uma ótima alternativa para se utilizar nessa época.

Esse é um chapéu considerado mais formal. Por isso, costuma ser utilizado com trajes nesse estilo.

Dicas de uso:

Costuma-se evitar utilizar esse chapéu com trajes casuais. Se quiser um chapéu para usar com trajes casuais, o Panamá é mais adequado.

No entanto, se quiser tentar uma combinação com algo mais casual, vai em frente. Afinal, algumas regras podem ser quebradas. E nesse caso, eu acho que pode dar certo. Embora eu prefira o Panamá para esses momentos.

Pork Pie

O chapéu do Walter White, ou melhor, Heisenberg, da série de TV Breaking Bad.

Caracterizado por ter uma coroa baixa e plana, com uma aba curta e voltada para cima, e uma fita fina em torno da base da coroa. É um modelo versátil que pode ser usado em diversas ocasiões, dependendo do estilo que se quer criar.

Um chapéu muito popular no período entre 1930 e 1940. Apesar de hoje não ser tão utilizado, ainda faz sucesso entre alguns grupos. Sendo relativamente comum entre homens que adotam um visual hipster.

Dica de uso:

Existem diversas combinações aqui, desde o casual ao formal. No entanto, se quiser toda essa versatilidade, prefira um chapéu feito em feltro.

Chapéu de Cowboy

Homem andando a cavalo, utilizando um dos tipos de chapéu masculino mais populares em algumas regiões do Brasil e de outros países, o chapéu de cowboy.
Imagem: Freepik

Um dos tipos de chapéu masculino mais populares em algumas regiões do Brasil e de outros países. Caracterizado por sua coroa alta e abas largas. São feitos de feltro, couro ou palha.

O que inicialmente foi criado para proteger os trabalhadores do sol, hoje se tornou também um acessório de moda.

Dicas de uso:

Sendo um chapéu versátil, pode ser combinado com diversos tipos de trajes. No entanto, é preciso considerar a ocasião, para você não ficar parecendo estranho. Isso porque, apesar da versatilidade, esse chapéu costuma passar uma imagem mais rústica.

Chapéu de balde/Bucket hat

Homem utilizando um chapéu de balde/bucket hat
Imagem: Freepik

O bucket hat é um tipo de chapéu de aba curta que se tornou popular nos anos 90 e voltou à moda nos últimos anos. É feito geralmente de tecido leve, como algodão ou poliéster, e pode ser encontrado em diversas cores e estampas.

Entre todos os tipos de chapéu masculino da lista, esse é o mais casual, com o snapback.

Dicas de uso:

Aqui não tem muito erro. Use com looks casuais. Sendo uma ótima opção para dias quentes, devido ao seu tecido leve.

Como escolher os melhores tipos de chapéu masculino para você

Com tantos tipos de chapéu masculino, pode ser um tanto difícil escolher um. No entanto, as coisas podem ficar mais fáceis se considerarmos algumas coisas:

  1. Considere a ocasião: o tipo de chapéu que você escolhe deve ser adequado para a ocasião. Por exemplo, um chapéu de palha pode ser ótimo para um dia de praia, mas pode parecer deslocado em um evento formal.
  2. Escolha o material certo: chapéus vêm em uma variedade de materiais, como lã, algodão, couro e palha. Considere a temporada e o clima para escolher o material certo. Por exemplo, um chapéu de lã é ótimo para o inverno, enquanto um chapéu de palha é ideal para o verão.
  3. Certifique-se do tamanho: um chapéu que não se ajusta corretamente pode parecer desleixado e desconfortável. Por isso, experimentar o chapéu antes de comprá-lo ou medir sua cabeça para garantir o tamanho correto é essencial.
  4. Considere o look que pretende utilizar: afinal, seu chapéu precisa combinar com tudo isso.

Imagem da capa: senivpetro no Freepik.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *